
O governo brasileiro reafirmou na segunda (28) que segue buscando diálogo com os Estados Unidos sobre as novas tarifas aplicadas a produtos nacionais, sem influência política ou ideológica. A condução das negociações está a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Desde abril, quando a proposta inicial americana era de uma tarifa de 10%, o Brasil tenta evitar a adoção das medidas. A situação se agravou no início de julho com o aumento repentino das taxas. O presidente Lula orientou que a negociação ocorra com base no respeito mútuo, mas, caso não haja avanço, o governo poderá acionar a Lei da Reciprocidade Econômica.
Em nota, o MDIC destacou que “a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis” e que a relação histórica com os EUA, que completa 200 anos, deve ser preservada. No entanto, setores empresariais demonstram preocupação com os possíveis impactos das tarifas no comércio bilateral.




Deixe um comentário