O governo brasileiro reafirmou na segunda (28) que segue buscando diálogo com os Estados Unidos sobre as novas tarifas aplicadas a produtos nacionais, sem influência política ou ideológica. A condução das negociações está a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Desde abril, quando a proposta inicial americana era de uma tarifa de 10%, o Brasil tenta evitar a adoção das medidas. A situação se agravou no início de julho com o aumento repentino das taxas. O presidente Lula orientou que a negociação ocorra com base no respeito mútuo, mas, caso não haja avanço, o governo poderá acionar a Lei da Reciprocidade Econômica.

Em nota, o MDIC destacou que “a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis” e que a relação histórica com os EUA, que completa 200 anos, deve ser preservada. No entanto, setores empresariais demonstram preocupação com os possíveis impactos das tarifas no comércio bilateral.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr