Deputados e senadores retomam os trabalhos nesta terça-feira (5) com uma pauta cheia no segundo semestre de 2025. Entre os principais temas, está a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, proposta do governo Lula que já foi aprovada em comissão e aguarda votação no plenário da Câmara.

Também ganham destaque a taxação das apostas on-line (bets) e de investimentos isentos, como LCAs, por meio da MP 1.303/2025, apelidada de “MP BBB”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será ouvido sobre o tema nesta quarta-feira (6).

No campo político, a possível cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada por invasão ao sistema do CNJ, e de outros parlamentares como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ) também está no radar.

Outras pautas relevantes incluem a votação da LDO de 2026, a PEC da Segurança Pública, o novo Código Eleitoral, a regulação da Inteligência Artificial, e a MP do setor elétrico, que pode garantir isenção na conta de luz para famílias de baixa renda.

A oposição deve focar na anistia de envolvidos no 8 de janeiro e em propostas que limitam os poderes do STF. Além disso, temas polêmicos como mineração em terras indígenas e reforma administrativa também prometem movimentar o Congresso nos próximos meses.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr