O Governo do Rio Grande do Norte deu início à campanha Agosto Lilás 2025 com o lançamento do seminário estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, realizado no Complexo Cultural Rampa, em Natal. O evento marcou a apresentação oficial da programação do mês, a prestação de contas de políticas públicas já implementadas e o lançamento do Plano de Metas de Enfrentamento Integrado à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (2026–2035).

Durante o seminário, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da educação como pilar da transformação social, dando ênfase ao Programa Maria da Penha Vai às Escolas (PROMAPE).

“Estamos apostando numa ação que busca reverter todo esse caráter estrutural que disseminou a cultura da misoginia. Não podemos normalizar a violência contra as mulheres. Temos que difundir a cultura da paz, do respeito, e desconstruir o ódio às mulheres. Quando falamos da escola, falamos do conteúdo, da concepção desses valores”, afirmou.

A secretária estadual das Mulheres, Júlia Arruda, ressaltou que os índices de feminicídio tiveram queda significativa, mas o objetivo é ainda mais ambicioso. “Aqui estão sendo apresentados dados e estatísticas, e diante dessas informações estamos articulando um plano de metas e ações para que a gente possa atingir a meta de feminicídio zero. A gente sabe que do ano passado para cá diminuímos cerca de 20% os índices de feminicídio. É algo importante para ser levado em consideração, mas a gente quer zerar essa estatística. Que nenhuma mulher morra pelo simples fato de ser mulher”, afirmou.

A coordenadora do PROMAPE, Maisy Freitas, informou que o programa está sendo expandido por meio das Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (DIRECs).

“Cada DIREC tem o seu núcleo regional de Educação para Paz e Direitos Humanos com multiplicadores e multiplicadoras, e nós estamos fazendo formação com essas pessoas”, explicou. Além das ações do Estado, representantes de diversos municípios participaram do seminário, fortalecendo a articulação entre esferas de governo. Também estiveram presentes nomes como a promotora Érica Canuto (MPRN), a presidente do Conselho Estadual da Mulher Joana D’Arc, a comandante do BPRED Tenente Coronel Helena, e representantes de secretarias como Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Segurança Pública.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr