O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia a semana com foco na agenda internacional, em busca de novos mercados para os produtos brasileiros, a fim de minimizar os impactos do tarifaço dos Estados Unidos. Desde o dia 6, passou a vigorar a sobretaxa de 50% ao Brasil, e o presidente norte-americano, Donald Trump, não tem sinalizado a abertura de um canal de diálogo com autoridades brasileiras. E Lula, segue mandando seus recados irônicos e, na noite de sábado, foi a vez de gravar um vídeo plantando um pé de uva.

“Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva aqui no Alvorada, um lugar que espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que conheça o Brasil verdadeiro”, afirmou, em recado direto ao republicano, no vídeo postado às 23h. “Isso aqui é um exemplo. Estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”, acrescentou.

A muda plantada por Lula é originária do Vale do São Francisco (PE), polo responsável por boa parte da produção de frutas destinadas ao mercado norte-americano. Produtores da região alertam para risco de perdas milionárias, queda de renda e possíveis demissões.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr