A vida de milhares de potiguares ficou mais leve com a nova regra da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em vigor desde o dia 5 de julho. De acordo com a Neoenergia Cosern, 92.598 famílias no Rio Grande do Norte tiveram a conta de luz zerada graças à medida.

A mudança veio com a Medida Provisória nº 1.300/2025, que garante gratuidade total para consumidores de baixa renda com gasto mensal de até 80 kWh. Antes, essa faixa de consumo custava em média R$ 27,10.

Pelas regras, se o consumo passar desse limite, o valor excedente será cobrado normalmente. Diferente da norma anterior, que oferecia descontos escalonados de até 65% para quem consumia até 220 kWh, agora o benefício é direto e integral para quem se enquadra no perfil.

Quem tem direito?

  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo;
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que tenham membro dependente de aparelhos elétricos vitais;
  • Famílias com idosos ou pessoas com deficiência beneficiárias do BPC.

Como garantir o benefício?

O acesso é automático, mas é necessário manter os dados atualizados no CadÚnico — o que pode ser feito nos CRAS ou em agências da Previdência Social, no caso de beneficiários do BPC.

Importante lembrar: a Tarifa Social só pode ser aplicada a uma unidade consumidora por família. Se a conta estiver em nome de outra pessoa (como em contratos de aluguel), o cadastro deve ser solicitado diretamente à Neoenergia Cosern.

📲 O cadastro também pode ser feito pelo WhatsApp (84) 3215-6001, nas lojas de atendimento ou pela Agência Virtual da distribuidora.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr