
Um dia que ficará na memória de muita gente que esteve na tarde desta terça-feira (19) na cidade de Jardim de Piranhas e Jucurutu. O dia em que as águas do Rio São Francisco chegaram pelo Rio Piranhas, na região do Seridó.
Em Jardim de Piranhas, uma grande cerimônia foi organizada pelo Governo do Estado, com as presenças do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da Governadora Fátima Bezerra; a deputada federal Natália Bonavides; os deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco do PT; de prefeitos da região; além de inúmeras outras autoridades.
A governadora Fátima Bezerra, emocionada, ressaltou o caráter histórico do momento. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é história. Nós estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente, eficiente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e para promover o desenvolvimento”, afirmou.
Fátima lembrou ainda que a obra carrega dimensões humanas e sociais que atravessam gerações. “Eu nasci no Seridó paraibano, em Nova Palmeira, e sei o quanto de dor essa seca trouxe para o nosso povo. Hoje, celebramos um feito que não tem preço, tem valor. Valor humano, valor social”, destacou. A governadora também fez questão de enaltecer o papel do presidente Lula. “Foi ele quem teve a coragem de tirar essa obra do papel, que o Nordeste esperava há 150 anos. E agora voltou para concluir e entregar ao nosso povo.”
Ao lado dela, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou a importância do investimento para além do abastecimento humano. “Nós não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, disse.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão em dois eixos. Ele vai garantir segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A cerimônia, que começou em Jardim de Piranhas, seguiu para a abertura das comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, permitindo que o fluxo seguisse em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Com a abertura das comportas da barragem de Oiticica, as águas seguirão em direção ao maior reservatório do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, inaugurando uma nova etapa de segurança hídrica.
O marco desta terça-feira, 19, representa a superação da antiga “indústria da seca” e inaugura um novo ciclo: água de forma planejada, sustentável e contínua para o povo do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte.
Participaram também do evento o ex-senador, Garibaldi Alves; Carlos Augusto de Paiva, prefeito de Luís Gomes; Judas Tadeu, de Caicó; Maciel Freire, de Cerro Corá; Joaquim Medeiros, de Cruzeta; e Elvécio Sales, de Janduís. Além dos Secretários Paulo Varella (SEMARH), Procópio Lucena (IGARN), Guilherme Saldanha (SAPE), Adriano Gadelha (SEGRI), Alan Silveira (SEDEC), Luciano Santos (SEAF), Ivanilson Maia (GAC), Daniel Cabral (ASSECOM), Benaldo Medeiros (GAC), Antenor Roberto (PGE) e secretários da Administração Direta e Indireta.









Deixe um comentário