O governo federal iniciou, nesta quinta-feira (28), o processo que pode levar à aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, em resposta ao tarifaço imposto sobre produtos brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores comunicou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) o início das consultas formais. A Camex terá 30 dias para avaliar a viabilidade da medida, enquanto o governo americano será notificado oficialmente nesta sexta-feira (29).

Diplomatas avaliam que a medida pode abrir caminho para negociações, já que os EUA têm evitado discutir o tema. O presidente Lula havia solicitado estudos sobre possíveis retaliações nos setores de óleo e gás, farmacêutico e agrícola, incluindo até a suspensão de direitos de propriedade intelectual, como patentes de medicamentos e defensivos.

O tarifaço entrou em vigor em 6 de agosto, após decreto do presidente Donald Trump, que relacionou a decisão às investigações contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2023. A medida isentou alguns produtos, como suco de laranja, petróleo e aço, mas atingiu itens importantes, como o café.

No último dia 13, o governo brasileiro já havia anunciado medidas emergenciais de apoio aos setores prejudicados, como prorrogação de impostos, linhas de crédito e programas de compras públicas.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr