
Dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) mostram que 69% dos 68 reservatórios monitorados no estado estão com menos da metade da capacidade, sendo 19 em situação crítica, abaixo de 20%. Entre os piores níveis estão os açudes Itans, em Caicó (0,17%), Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%) e Jesus Maria José, em Tenente Ananias (1,57%).
A Emparn alerta que os próximos meses (setembro a novembro) terão chuvas escassas, altas temperaturas e maior evaporação, o que pode agravar a seca. Hoje, 61 municípios já são classificados em “seca grave”, principalmente nas regiões Seridó e Alto Oeste.
Diante do cenário, o Governo do Estado deve publicar um decreto de emergência nos próximos dias. Segundo o secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella, a medida dará mais agilidade a ações emergenciais, mas não resolve o problema estrutural da seca no semiárido.
O diretor-presidente do Igarn, José Procópio, ressalta que o Seridó possui mais infraestrutura hídrica que no passado, mas defende a continuidade de obras de adutoras e distribuição de cisternas para garantir segurança à população.
Com informações da Tribuna do Norte.




Deixe um comentário