
Após a repercussão da matéria publicada pelo Blog Mazilton Galvão no último dia 3 de setembro, a empresa Cimento Elo encaminhou nota de esclarecimento sobre as explosões realizadas em sua unidade em Currais Novos, que têm gerado preocupação em moradores das comunidades próximas.
Na nota, a empresa reforça que todas as detonações são realizadas dentro dos padrões técnicos e legais, com licenças ambientais exigidas e monitoramento contínuo de vibrações, ruído e poeira. A Cimento Elo informou que, desde dezembro de 2023, já foram feitas 12 detonações, todas dentro dos limites estabelecidos pela legislação e normas técnicas como a NR-19, a Portaria 147-COLOG/2019 e a ABNT NBR 9653:2018.
A empresa também destacou seu compromisso com a responsabilidade social e o diálogo aberto com a comunidade, colocando à disposição os seguintes canais de atendimento (e-mail: meio.ambiente@cimentoelo.com.br e o telefone: (84) 3113-6000) para esclarecimentos, além de manter contato direto com a Defesa Civil, o IDEMA e moradores dos bairros vizinhos.
Por fim, a Cimento Elo ressaltou a importância econômica da fábrica para a região e afirmou estar disposta a adotar ajustes operacionais sempre que necessário para reduzir impactos percebidos pela população.
O Blog Mazilton Galvão agradece à direção da Cimento Elo pela atenção e pela disposição em prestar esclarecimentos à população. Reafirmamos nosso compromisso com a informação de qualidade e com a prestação de serviço à comunidade, destacando que continuaremos acompanhando de perto o andamento da situação e dando voz às preocupações dos moradores.
Eis a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Cimento Elo reforça compromisso com segurança, responsabilidade ambiental e diálogo com a comunidade em Currais Novos/RN.
A Cimento Elo segue rigorosamente a legislação vigente, respeitando os limites técnicos estabelecidos e de segurança estabelecidos.
Atenta à nota publicada em 3 de setembro de 2025, no blog Mazilton Galvão, que destacou preocupações de moradores sobre as detonações realizadas a menos de 3 km da zona urbana, a empresa esclarece:
1. Conformidade com licenças e regulamentações
• A empresa opera com todas as licenças ambientais exigidas, incluindo autorização para desmonte de rochas próxima a áreas urbanas, conforme previsto nas normas do setor.
• Observamos todos os protocolos de segurança, dentro de limites técnicos e legais de vibração e uso de explosivos.
2. Monitoramento e mitigação de impactos
• Realizamos monitoramento contínuo de vibrações, ruído e poeira no entorno das operações, com medições regulares para garantir que os níveis estejam dentro dos limites estipulados por órgãos reguladores.
• Ao longo de 12 detonações realizadas desde dezembro de 2023, nenhum dos monitoramentos de vibração e ruído
apresentou resultados fora do padrão técnico permitido. Todos os eventos atenderam integralmente as exigências da NR-19 (Portaria SIT 228/2011) quanto à segurança no uso de explosivos, do Art. 51 da Portaria 147-COLOG/2019 quanto à comunicação das detonações ao Exército, e da ABNT NBR 9653:2018, mantendo vibrações e ruídos monitorados dentro dos limites normativos.
3. Responsabilidade social e transparência
• Ainda que não tenhamos sido contatados antes da publicação da nota, reforçamos nosso compromisso com o diálogo aberto: estamos à disposição dos moradores, da imprensa e dos órgãos públicos para explicar os procedimentos adotados e acolher reclamações. Para tanto, estão disponíveis o e-mail, meio.ambiente@cimentoelo.com.br e o telefone: (84) 3113-6000.
• Mantemos um canal direto com a Defesa Civil local, o IDEMA e as comunidades vizinhas, incluindo aviso prévio para detonações e orientações de segurança.
4. Equilíbrio entre desenvolvimento regional e bem-estar comunitário
• Reconhecemos a importância econômica da fábrica para Currais Novos e região: ela gera empregos, renda e fortalece o setor cimenteiro potiguar.
• Esse desenvolvimento caminha lado a lado com a preservação da qualidade de vida dos moradores, razão pela qual adotamos práticas de responsabilidade ambiental e social.
5. Próximos passos
• Seguiremos realizando o monitoramento e estamos preparados para implementar ajustes operacionais sempre que necessário, de forma a reduzir ao mínimo qualquer impacto percebido pela comunidade.
• Entendemos que fatos fora do conhecimento e da rotina podem criar diferentes repercussões sobre cada indivíduo. Cientes disso, temos total compreensão que algumas pessoas se sintam mais inseguras ou temerosas com barulhos dos desmontes, sem saberem dos cuidados tomados para a preparação e realização desse tipo de evento. Assim, reiteramos que estamos abertos e até mesmo interessados, em acolher demandas, solicitações de vistorias e reuniões com grupos comunitários, inclusive dos bairros Parque das Pedras e Riacho Fechado, através dos canais de comunicação já divulgados no item 3. acima.
A Cimento Elo reafirma seu compromisso em atuar com responsabilidade, transparência e respeito às pessoas e ao meio ambiente.




Deixe um comentário