Deputados da oposição articulam um projeto de anistia considerado o mais amplo desde os atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta, ainda em minuta, prevê perdão para investigados, processados e condenados por ataques a instituições, críticas ao sistema eleitoral e participação em manifestações contra os Poderes da República.

O ponto central é reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, condenado pelo TSE em 2023 por abuso de poder político. O texto anula decisões da Justiça Eleitoral, arquiva processos e suspende investigações, abrangendo condutas desde 2019, inclusive publicações em redes sociais, financiadores de atos e participantes dos acampamentos e invasões de 8 de janeiro.

Atualmente, tramitam no Congresso versões diferentes da proposta. No Senado, discute-se uma anistia mais restrita, mas a oposição na Câmara insiste em incluir Bolsonaro no perdão legal. O tema ganhou força nesta semana, com o julgamento no STF de oito réus ligados ao suposto plano de golpe pós-eleições de 2022.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr