
Brasília recebe, a partir desta segunda-feira (8), uma das maiores mobilizações municipalistas dos últimos anos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove, nesta terça (9) e quarta-feira (10), um ato político no Congresso Nacional para defender propostas consideradas fundamentais ao enfrentamento da crise e à sustentabilidade fiscal dos municípios brasileiros.
Entre as principais pautas estão a PEC 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março; a PEC 66/2023, sobre sustentabilidade fiscal; o PLP 108/2024, que regulamenta a Reforma Tributária; e o PL 1087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda.
De acordo com a CNM, até a última sexta-feira, 1,5 mil prefeitos já haviam confirmado presença, com expectativa de novas adesões ao longo do dia. O movimento já impacta a economia da capital federal, com aumento de reservas em hotéis, apartamentos por temporada, além de maior movimento em bares e restaurantes.
A região do Seridó também marca presença nesse importante encontro. Prefeitos da Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) participam da mobilização, com destaque para o presidente da entidade e prefeito de Cruzeta, Joaquim Medeiros, que reforça a necessidade de união dos gestores para garantir avanços que beneficiem diretamente a população.
“É fundamental que nós, prefeitos, estejamos em Brasília defendendo pautas que representam a sobrevivência dos municípios. O aumento do FPM, por exemplo, significa mais condições de investimento e manutenção dos serviços públicos essenciais”, destacou Joaquim Medeiros.
Com a presença maciça de gestores de todas as regiões do Brasil, a expectativa é de que a mobilização pressione o Congresso e o governo federal a avançarem com medidas urgentes para fortalecer a gestão municipal.




Deixe um comentário