Representantes das indústrias do sal e da pesca do Rio Grande do Norte participaram, nesta quarta-feira (10), de uma reunião em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para discutir os impactos do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre a importação desses produtos.

A comitiva potiguar contou com a Deputada Federal Natália Bonavides, o deputado Fernando Mineiro, os secretários estaduais Cadu Xavier (Fazenda) e Alan Silveira (Desenvolvimento Econômico), além do presidente do Sindicato da Indústria da Pesca, Arimar França, o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal, Airton Torres, e o presidente da Fiern, Roberto Serquiz.

Durante o encontro, os empresários apresentaram dados sobre os efeitos das tarifas na economia potiguar. Atualmente, cerca de 80% do atum pescado no estado e 47% da produção salineira têm os EUA como principal destino. O RN é responsável por 98% da produção nacional de sal marinho, setor que sustenta milhares de empregos em cidades como Mossoró, Areia Branca e Macau.

Alckmin garantiu que vai levar as preocupações do setor ao governo federal e estudar alternativas como a abertura de novos mercados e a remoção de entraves às exportações.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr