No próximo dia 15 de setembro de 2025, Currais Novos será palco da 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, que acontecerá no Teatro Municipal Ubirajara Galvão. O encontro integra a etapa preparatória para a 8ª Conferência Estadual de Direitos Humanos e a 13ª Conferência Nacional, que traz como tema central: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.

O evento é considerado um marco para o Seridó, reunindo representantes de instituições públicas, movimentos sociais e a sociedade civil. A conferência terá a participação de palestrantes com atuação reconhecida na defesa dos direitos humanos:

  • Marcus Vinícius Pereira Júnior – Juiz de Direito do TJRN, doutor e mestre pela UFRN, professor e autor de obras sobre infância e juventude.
  • Kelly Oliveira – Assistente social, militante da Marcha das Mulheres Negras e assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do RN.
  • Julio César Silva de Oliveira (Julhin de Tia Lica) – Indígena do povo Otxukayana do Seridó, artivista cultural ligado ao cinema, teatro de João Redondo e às lutas ambientais.
  • Rebecka de França – Mestre em Ensino de Geografia pela UFRN, coordenadora estadual da Diversidade Sexual e de Gênero (SEMJIDH) e vice-presidente do Conselho LGBT do RN.
  • João Maria Fernandes de Lima – Historiador e educador, mestre pela UFRN, integrante da Secretaria Municipal de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Currais Novos.

Além das palestras, a programação contará com mesas de debate, apresentações culturais e grupos temáticos, que irão discutir os seis eixos nacionais, como igualdade e justiça social, democracia e participação popular, além de justiça climática.

Ao término da conferência, serão escolhidas(os) as(os) delegadas(os) que representarão o Seridó na etapa estadual, em Natal.

Para a secretária especial Rayssa Batista, presidente da conferência, o momento será de reafirmação do compromisso da cidade com a democracia e os direitos humanos:

“Este será um espaço histórico para nossa cidade e para o Seridó, reafirmando nosso compromisso com a defesa da democracia, da diversidade e da garantia de direitos para todas as pessoas”.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr