O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira (16) sua reunião bimestral para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. O encontro segue até quarta-feira, quando será anunciada a decisão.

Na última reunião, em julho, o Copom interrompeu o ciclo de alta e manteve a Selic em 15% ao ano, justificando a medida pelo cenário internacional adverso, especialmente devido às políticas fiscais e comerciais dos Estados Unidos, e pela inflação ainda acima da meta.

Durante as discussões, os diretores avaliam dados sobre a economia brasileira e mundial, inflação, contas públicas, atividade econômica e riscos externos. A taxa definida orienta a política monetária e é utilizada pelo BC em operações diárias para manter os juros próximos ao valor estabelecido.

A Selic é o principal instrumento de combate à inflação. Juros mais altos encarecem o crédito, freiam o consumo e estimulam a poupança, mas também podem limitar o crescimento econômico. Quando reduzida, favorece crédito e produção, ao mesmo tempo em que reduz o controle sobre os preços.

A ata da reunião será divulgada até quatro dias úteis após a decisão.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr