O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve nesta segunda-feira (15), em São Paulo, para lançar uma nova unidade do IDP, universidade particular da qual é proprietário. Após o evento, ele conversou com a imprensa.

Durante sua fala, Gilmar Mendes afirmou que a anistia aos golpistas, articulada por alguns deputados federais, é “inconstitucional”:
“Estou convicto de que ela [a anistia] é ilegítima e inconstitucional, porque, de fato, se trata de um crime contra a democracia, uma lesão básica ao texto constitucional.”

O decano do STF também comentou o voto de seu colega Luiz Fux, dizendo que ele está “repleto de contradições”:
“A meu ver, se não deveria ter havido golpe, não deveria ter havido condenação. Condenar o Cid e o Braga Netto e deixar todos os demais de fora parece uma contradição nos próprios termos.”

Para Gilmar Mendes, “o Brasil deu um belo exemplo para o mundo de que tentativas de golpe e atentados contra a democracia precisam ser punidos […] Nestes 40 anos em que estamos vivendo na democracia, não passamos por nenhum momento tão grave de ataque às instituições como o que vivemos no governo Bolsonaro.”

Com informações da Revista Fórum.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr