
Em alusão ao Setembro em Flor, mês dedicado à conscientização sobre o câncer ginecológico, a Liga Contra o Câncer realiza nesta quarta-feira (24), em Caicó, e na quinta-feira (25), em Currais Novos, uma capacitação voltada para profissionais de saúde do Seridó.
Em Caicó, o evento acontece das 8h às 12h, no auditório da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN. Já em Currais Novos, será realizado no Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES), das 8h30 às 12h.
A programação inclui palestras sobre encaminhamento de pacientes para a Liga, práticas no exame citopatológico, atualização das diretrizes de rastreamento do câncer de colo de útero e um painel sobre prevenção e diagnóstico precoce de cânceres ginecológicos.
As capacitações fazem parte da campanha Setembro em Flor, desenvolvida pela Liga em parceria com o Grupo Eva. Na semana passada, em Natal, a programação contou com palestras e uma ação no Partage Shopping, oferecendo triagens, encaminhamentos para exames, vacinação e orientações de saúde.
Segundo a oncologista clínica da Liga, Sulene Cunha, a prevenção é fundamental:
“O câncer de colo uterino é o segundo mais frequente depois do de mama, mas é altamente prevenível, porque existe a vacina contra o HPV, principal causa da doença, e também exames de rastreio, como o papanicolau. Por isso, é tão importante falar sobre conscientização e prevenção”, destacou.
Os cânceres ginecológicos podem atingir colo uterino, ovário, corpo uterino/endométrio, vagina e vulva. Os sintomas variam, mas podem incluir sangramento fora do período menstrual ou durante a relação sexual, dor pélvica, aumento do volume abdominal, alterações na pele da vulva, feridas que não cicatrizam e inchaços.
Além da vacinação contra o HPV, recomenda-se manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, controlar o peso e as comorbidades, além de buscar acompanhamento médico nos primeiros sinais da doença.




Deixe um comentário