A Câmara Municipal de Currais Novos realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir “Os Impactos da Exploração de Ouro em Currais Novos: Desafios e Consequências”. O debate, proposto pelo vereador G Charles, reuniu autoridades, representantes de instituições, sociedade civil e comunidade acadêmica no Auditório Ver. Adailson Pereira de Araújo.

O encontro, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da instituição, tinha como objetivo ouvir a população e discutir soluções para os efeitos da atividade mineradora no município. No entanto, os moradores que participaram do evento fizeram inúmeras reclamações direcionadas tanto aos representantes da empresa responsável pela extração quanto aos representantes de órgãos públicos e fiscalizatórios.

Entre os problemas relatados pelos moradores, estão os abalos provocados pelas explosões, a poeira que afeta comunidades vizinhas e os riscos à saúde e ao meio ambiente, temas que este blog já havia revelado em matéria exclusiva publicada ontem (23).

Apesar da forte cobrança, a audiência não trouxe respostas concretas. A população saiu do auditório com a sensação de que os principais questionamentos continuam sem solução e que a realidade enfrentada nas comunidades permanece invisível para quem deveria apresentar providências.

De acordo com nota enviada pela empresa, “a Aura reforça que realiza auditorias semestrais para mensurar ruídos e vibrações, e adota medidas para reduzir os impactos das suas atividades. A mineradora reitera ainda que atua em total conformidade com a legislação brasileira, seguindo rigorosos padrões éticos e dentro das melhores práticas de mercado, priorizando o compromisso com o diálogo e a transparência junto a seus públicos e comunidades, promovendo relações saudáveis e uma mineração responsável.”

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr