Jorge Messias, ministro da AGU, é o mais cotado para substituir Barroso e tem forte apoio da ministra Gleisi Hoffmann (SRI). 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir ainda nesta semana o nome que irá substituir o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), após seu retorno ao Brasil. A expectativa na base governista é de uma decisão rápida.

Lula chegou ontem a Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação da FAO e terá sua primeira audiência com o papa Leão XIV no Vaticano.

Entre os principais cotados para a vaga está o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, de 47 anos, que acompanha o presidente na viagem. Ele é visto como um nome com boa articulação no Congresso, fator considerado crucial para a aprovação no Senado.

Outro candidato forte é o advogado-geral da União, Jorge Messias, de 45 anos, aliado de confiança de Lula e integrante de seu núcleo jurídico. Também estão no radar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apontado como favorito entre parlamentares, e o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, que corre por fora com perfil técnico.

Barroso antecipou sua aposentadoria na semana passada, abrindo nova disputa por uma das cadeiras mais cobiçadas do Judiciário brasileiro.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr