O chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, reúnem-se nesta quinta-feira em Washington para negociar a aplicação de tarifas contra produtos brasileiros.

A data foi confirmada nesta quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vieira está na capital americana desde segunda-feira para o encontro, marcado na semana passada durante ligação de 15 minutos entre os dois ministros.

A reunião é considerada preparatória para uma bilateral entre Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, prevista para o fim do mês, durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e pode abrir caminho para uma redução das taxas impostas ao Brasil.

A negociação entre Vieira e Rubio será o primeiro contato formal entre autoridades de ambos os países desde a conversa entre Lula e Trump. Um dia antes do encontro, porém, autoridades americanas voltaram a disparar críticas contra o Judiciário brasileiro.

“Ele (Trump) me ligou, e eu falei: ‘Presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje. Você vai fazer 80 anos no dia 14 de julho — porque eu tinha pesquisado. Significa que eu sou oito meses mais velho do que você. Então, vamos nos tratar de você, sem liturgia’. E aí eu comecei a falar o que eu achava que deveria ter falado. Não pintou uma química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã (esta quinta-feira) vamos ter a conversa de negociação”, discursou Lula, durante solenidade para a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr