
O município de Acari ganhou, neste sábado (18), um novo símbolo de valorização da arte e da memória seridoense. A governadora Fátima Bezerra inaugurou oficialmente a Casa de Cultura Popular Palácio Tomaz de Araújo, instalada no prédio histórico do antigo Grupo Escolar Tomaz de Araújo, totalmente restaurado pelo Governo do Rio Grande do Norte com investimento de R$ 300 mil.
Com a abertura do espaço, o RN passa a contar com 29 Casas de Cultura Popular em funcionamento, consolidando uma rede que fortalece a produção artística em todas as regiões do estado. No Seridó — reconhecido como um dos maiores celeiros culturais do Estado — a nova unidade chega como importante ferramenta para acolher projetos, artistas e manifestações tradicionais.
Autoridades municipais e de cidades vizinhas prestigiaram a cerimônia, que também contou com a presença do deputado estadual Francisco do PT e do deputado Federal Fernando Mineiro; da Prefeita de São Vicente, Jane Lins; do ex-prefeito de Currais Novos e assessor parlamentar, Odon Júnior.
O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, destacou a importância do equipamento para fortalecer a identidade local: “Acari tem orgulho de suas raízes e agora ganha uma casa à altura de sua história. Este espaço será palco para revelar novos talentos, preservar nossas tradições e movimentar a economia criativa. A cultura também é desenvolvimento e estamos prontos para fazer desse lugar um ponto de encontro do povo acariense com sua memória e futuro.”
A governadora Fátima Bezerra reforçou o compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura: “Estamos falando de sonhos, de identidade, de pertencimento. O Seridó é terra de poetas, músicos, bordadeiras, repentistas, artesãos — e nenhum talento pode florescer sem oportunidade. Esta Casa de Cultura não é apenas para Acari, é para toda a região. Cultura é cidadania e continuará sendo prioridade no nosso governo.”
Com instalações preservando a arquitetura original de 1942, o prédio foi adaptado para receber exposições, oficinas, apresentações artísticas e ações formativas para crianças, jovens e adultos.
A expectativa é que a Casa de Cultura Palácio Tomaz de Araújo se torne, nos próximos meses, um ponto de referência para o calendário cultural do Seridó, integrando municípios vizinhos em projetos compartilhados.
Ao fim da cerimônia, o público presente contou com uma apresentação especial da Deusa do Forró, que é natural de Acari e fez, recentemente, uma apresentação marcante do seu forró pé de serra em Paris.











Deixe um comentário