Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se reuniram neste domingo (26), na Malásia, em um encontro reservado que marcou a retomada do diálogo direto entre os líderes do Brasil e dos Estados Unidos. A reunião ocorreu durante a tarde, no horário local — madrugada no Brasil — e foi o primeiro encontro formal entre ambos desde uma breve conversa à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Antes da reunião a portas fechadas, Lula e Trump conversaram por cerca de dez minutos com jornalistas. O presidente norte-americano afirmou que era “uma honra” encontrar-se com o líder brasileiro e disse acreditar que os dois países poderão firmar “bons acordos” nos próximos meses.

Ao ser questionado sobre Jair Bolsonaro, Trump comentou apenas que “se sente mal pelo que o ex-presidente brasileiro passou”, mas evitou confirmar se o tema seria abordado na reunião.

Lula, por sua vez, destacou que não há razão para atritos entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando a importância de manter uma relação equilibrada e de respeito mútuo. Trump também demonstrou otimismo em relação ao futuro das relações com o Brasil e afirmou acreditar em uma convivência positiva entre os dois países, inclusive no cenário comercial com a China. O presidente norte-americano acrescentou que não pretende discutir a situação da Venezuela, “a menos que seja um tema trazido pelo presidente Lula”.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr