O governo brasileiro confirmou que 53 países já declararam apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forests Forever Fund – TFFF), iniciativa global lançada nesta quinta-feira (6) durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP30, em Belém (PA). O anúncio foi feito pelo embaixador Maurício Lyrio, secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty.

O fundo, liderado pelo Brasil e construído em parceria com outras dez nações, tem como objetivo criar um mecanismo permanente de financiamento internacional voltado à proteção, restauração e valorização das florestas tropicais em todo o mundo.

Durante coletiva de imprensa após o lançamento, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, destacou o aporte inicial de US$ 3 bilhões, que deverá ser integralizado ao longo de dez anos. Segundo ela, o valor já representa mais da metade da meta inicial de captação estabelecida para o fundo.

“Conseguimos criar um mecanismo capaz de multiplicar os investimentos. Para cada dólar público colocado como semente, será possível atrair até quatro dólares da iniciativa privada. Com isso, já ultrapassamos os cinco bilhões de dólares mencionados como meta inicial”, afirmou Marina.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou o avanço e disse estar “muito animado” com a mobilização global em torno da proposta.

“Temos uma largada muito boa e podemos até rever o cronograma. Eu não esperaria nada melhor do que o que está acontecendo agora”, declarou Haddad.

Com o respaldo de dezenas de países e o entusiasmo dos parceiros internacionais, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre surge como uma das principais conquistas diplomáticas e ambientais do Brasil nesta etapa da COP30, consolidando o país como liderança global na agenda climática.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr