
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na sexta-feira (14/11), a retirada de tarifas adicionais a alguns produtos importados pelos EUA. Segundo o comunicado do governo norte-americano, a decisão atinge itens como café, carne bovina e frutas, exportados pelo Brasil.
Já no sábado (15), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou a decisão do governo dos Estados Unidos de reduzir em 10% as tarifas de importação aplicadas a produtos estrangeiros, medida que inclui itens exportados pelo Brasil.
O impacto estimado para o Brasil é de US$ 9,7 bilhões (R$ 51 bi na cotação atual) em exportações destinadas ao mercado norte-americano.
A justificativa para a retirada das tarifas adicionais dada por Trump foi a necessidade de o mercado doméstico de garantir a demanda do país por determinados produtos, como café, carne bovina e frutas.
O anúncio da redução de impostos a produtos brasileiros ocorreu um dia após o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reunir-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, capital dos Estados Unidos.
Segundo Mauro Vieira, Rubio afirmou que o presidente Donald Trump ressaltou o desejo de construir uma “boa relação com o Brasil”.




Deixe um comentário