A Diocese de Caicó anunciou, na tarde desta segunda-feira (1º), uma série de mudanças na configuração pastoral de Currais Novos, envolvendo as paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição. As alterações passam a valer a partir de janeiro de 2026 e marcam o encerramento de importantes ciclos de missão na cidade.

Na Paróquia Imaculada Conceição, o atual pároco, Padre Fagner Sérgio de Medeiros Dantas, conclui sua missão após anos de serviço dedicado à comunidade, conduzindo celebrações, fortalecendo pastorais e acompanhando de perto a vida de fé dos fiéis do bairro JK e adjacências. Para dar continuidade ao trabalho, o bispo nomeou Padre Leonardo Felipe Soares como novo pároco, que assumirá a orientação espiritual, as celebrações e a coordenação dos serviços paroquiais.

Já na tradicional Paróquia de Sant’Ana, os dois sacerdotes atualmente à frente da comunidade também foram transferidos. Após quase sete anos de pastoreio em Currais Novos, Padre Cláudio Dantas deixa a paróquia para assumir como pároco a Paróquia de São José, em Carnaúba dos Dantas. Durante sua permanência na cidade, ele conduziu a paróquia em momentos desafiadores, como a pandemia de Covid-19, ajudou a revigorar a festa de julho – que cresceu e se organizou ainda mais –, revitalizou setores e movimentos e foi um dos responsáveis pela implantação do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) em Currais Novos, deixando uma forte marca entre a juventude católica.

O vigário paroquial Padre Sandoval Matias também se despede de Currais Novos e seguirá em missão na Paróquia de São Sebastião, em Parelhas, onde continuará exercendo a função de vigário.

Para suceder Padre Cláudio na Paróquia de Sant’Ana, chega o experiente Padre Edson, que estava pároco justamente em São Sebastião, em Parelhas, e que já exerceu a função de administrador diocesano no período de transição entre a saída de Dom Antônio Carlos e a chegada de Dom Antônio Ranis ao comando da Diocese. Já a função de vigário paroquial será assumida por Padre Estevo de Araújo, que deixa a mesma função na cidade de Cruzeta.

As mudanças fazem parte do planejamento da Diocese de Caicó para fortalecer a ação evangelizadora no Seridó e, ao mesmo tempo, reconhecem o importante legado espiritual e pastoral deixado pelos padres Fagner e Cláudio em Currais Novos, que seguirão sua missão em novas comunidades, levando consigo a experiência e o carinho construídos com o povo currais-novense.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr