
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar, conforme informou neste domingo (14) o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A decisão foi comunicada após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a perda imediata do cargo e estabeleceu prazo de 48 horas para a posse do suplente.
Em nota oficial, a Câmara dos Deputados confirmou que a renúncia foi formalizada junto à Secretaria-Geral da Mesa Diretora. Diante disso, Hugo Motta determinou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP), que deverá assumir a vaga nos próximos dias.
Carla Zambelli está presa desde julho na Itália, país para onde se deslocou após ser condenada pelo STF. Ela havia se licenciado do mandato entre os meses de maio e outubro, mas, ao fim do período, deixou de comparecer às sessões plenárias, acumulando faltas suficientes para configurar a perda do mandato, conforme prevê a Constituição Federal.
A Justiça italiana deve analisar na próxima quinta-feira (18) o pedido de extradição da parlamentar. Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).




Deixe um comentário