A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Monte das Gameleiras, Jeferson Rodrigues Félix (PP), e do vice-prefeito, José Jerônimo Pinheiro de Assis (PSDB), por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral. A decisão concluiu que a chapa vencedora das eleições municipais foi beneficiada por um esquema organizado de compra de votos.

A sentença foi proferida pela 15ª Zona Eleitoral, com sede em São José do Campestre, ao acolher Ação de Impugnação de Mandato Eletivo apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Com a decisão, os votos da chapa foram anulados e o município deverá realizar uma nova eleição para prefeito e vice.

Segundo as investigações, durante a campanha houve oferta de dinheiro, combustível, transporte irregular de eleitores e distribuição de materiais de construção em troca de apoio político. Mandados de busca e apreensão resultaram na apreensão de valores em dinheiro e em conversas por aplicativos de mensagens que ajudaram a comprovar as irregularidades.

A Justiça também apontou a participação de familiares dos candidatos como intermediadores do esquema. A defesa alegou ilegalidade das provas, mas o argumento foi rejeitado pelo juiz, que considerou regulares as ações do MPE e afirmou que as práticas comprometeram a legitimidade do resultado das urnas.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr