O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), deve renunciar ao cargo na próxima semana para cumprir o prazo de desincompatibilização e disputar uma das vagas de deputado estadual nas Eleições de 2026. A informação foi apurada pela Tribuna do Norte.

Com a decisão, Walter não assumirá o Governo do Estado caso a governadora Fátima Bezerra (PT) deixe o cargo para concorrer ao Senado. Nesse cenário, a Constituição prevê a realização de uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para a escolha do novo governador. Mesmo que Fátima permaneça até o fim do mandato, Walter já decidiu que não continuará na vice-governadoria.

Paralelamente, Walter Alves irá intensificar a articulação política para fortalecer as nominatas do MDB para deputado estadual e federal. Embora o partido priorize a disputa proporcional, ainda não está descartada a possibilidade de o MDB integrar a chapa majoritária governista em 2026, indicando um vice-governador ou candidato ao Senado, tema que será debatido mais adiante.

Na quarta-feira (7), a Direção Executiva Nacional do MDB prorrogou até março de 2027 o mandato de Walter Alves na presidência do partido no RN. Com isso, ele seguirá comandando o MDB potiguar na organização das Eleições de 2026. A legenda destaca que, sob sua liderança, o MDB se consolidou como o maior partido do estado em número de filiados e representantes eleitos.

Nos bastidores, o MDB trabalha para montar uma das chapas proporcionais mais competitivas do pleito, reunindo deputados com mandato, como Nelter Queiroz, Hermano Morais, Neilton Diógenes, Galeno Torquato e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. Outros nomes, como o ex-prefeito de Assu, Dr. Gustavo Soares, e Kaline de Dr. Bernardo, também são cotados para reforçar a nominata.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr