
Mais de cinco mil produtos brasileiros terão imposto de importação zerado na União Europeia com a entrada em vigor do acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o estudo, 54,3% dos produtos negociados passarão a ter tarifa zero de forma imediata no mercado europeu. Já o Brasil contará com prazos mais longos, entre 10 e 15 anos, para reduzir tarifas de parte dos produtos importados, garantindo uma transição gradual para a indústria nacional.
A CNI avalia que o acordo amplia significativamente a inserção do Brasil no comércio internacional. Atualmente, os acordos comerciais do país abrangem cerca de 8% das importações globais, percentual que pode chegar a 36% com a parceria com a União Europeia.
Os dados mostram ainda que a indústria lidera o comércio bilateral. Em 2024, 46,3% das exportações brasileiras para a União Europeia foram de produtos industriais. No mesmo ano, o bloco europeu foi o segundo principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por 14,3% das exportações e 17,9% das importações do país.




Deixe um comentário