Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos: o prazo de inscrição para a edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até duas opções de curso e alterar as escolhas quantas vezes quiser, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema. Assim como em 2025, o Sisu 2026 contará com apenas uma etapa de inscrição, reunindo todas as vagas do ano letivo em um único processo seletivo.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula conforme o cronograma definido por cada instituição.

Nesta edição, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país, número 5% maior que o do ano anterior. Mais da metade das vagas (54,3%) é destinada às ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas e políticas próprias das instituições.

Uma das principais novidades de 2026 é a possibilidade de o sistema considerar as notas das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025 — utilizando automaticamente a melhor média do candidato, desde que ele não tenha participado como treineiro.

O portal do Sisu também permite a consulta detalhada das vagas disponíveis por curso, instituição, município e modalidade de concorrência. Para tirar dúvidas, os estudantes podem acessar o FAQ do MEC ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr