O futebol potiguar viveu um capítulo inesperado e turbulento nesta quinta-feira (5). O América-RN, tricampeão estadual e um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Norte, amanheceu rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar de 2026.

A queda veio após o clube não conseguir recuperar os 18 pontos que lhe foram retirados pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) devido à escalação irregular de um atleta, que resultou na perda de todos os pontos conquistados na competição até aqui, levando o Mecão a uma pontuação negativa e sem chances matemáticas de escapar da degola.

A polêmica teve início quando a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN) denunciou América e Potyguar por violarem o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva ao relacionarem jogadores com contrato amador mesmo após completarem 20 anos, algo proibido no regulamento do Estadual. O julgamento está marcado para esta quinta-feira (05), com transmissão ao vivo pela TV da FNF.

No Seridó, o Potyguar de Currais Novos também foi fortemente afetado pela mesma punição. O clube perdeu 15 pontos e caiu para a última posição da tabela, ficando matematicamente rebaixado caso a decisão seja mantida, algo que o clube vem contestando oficialmente nas instâncias da Justiça Desportiva, buscando reverter as punições.

A decisão da FNF e o processo disciplinar abrem um clima de incerteza no Estadual, com debates e recursos que prometem repercutir nas próximas semanas. Dentro de campo, o Campeonato Potiguar segue, mas os efeitos das punições mudaram drasticamente o cenário esportivo e podem redefinir os rumos da competição local, inclusive com reflexos para acesso e rebaixamento entre as divisões no futebol potiguar.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr