
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) confirmou, na noite desta quinta-feira (5), o rebaixamento do América-RN e do Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar de 2026. A decisão foi tomada pela 1ª Comissão Disciplinar, em sessão transmitida pelas redes sociais da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Os dois clubes foram condenados por escalação irregular de atletas com contrato amador, em desacordo com o regulamento da competição. Com isso, o América perdeu 18 pontos e o Potyguar 15 pontos, punições que já haviam sido aplicadas de forma administrativa pela FNF e agora foram confirmadas pelo TJD.
A perda de pontos torna matematicamente impossível a permanência dos dois clubes na elite do futebol potiguar. O América, que estava invicto e brigava pela liderança dentro de campo, caiu para a vice-lanterna com pontuação negativa. Já o Potyguar, que já fazia campanha ruim, passou a ocupar a última colocação da tabela.
Em nota oficial, o América Futebol Clube afirmou discordar da decisão do TJD-RN e informou que irá recorrer às instâncias superiores da Justiça Desportiva, adotando todas as medidas cabíveis para tentar reverter a punição.
A decisão provoca forte repercussão no futebol do estado e encerra a primeira fase do Campeonato Potiguar sob clima de tensão e questionamentos jurídicos.




Deixe um comentário