O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para 153 municípios do Rio Grande do Norte, entre eles Currais Novos. O aviso, de cor amarela (perigo potencial), é válido até as 23h59 desta sexta-feira (13).

De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulados que podem chegar a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Apesar do alerta indicar baixo risco, há possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

Como medida preventiva, o órgão recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a tendência é de intensificação das chuvas no interior do estado, especialmente entre o final da manhã e o início da tarde. A previsão indica precipitações em todas as regiões, com pancadas mais fortes no Oeste potiguar, parte do Seridó e no Vale do Açú.

O meteorologista Gilmar Bristol explica que o fenômeno responsável pelas chuvas é um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando sobre o estado. “Essas chuvas são decorrentes de um vórtice ciclônico de ar superior. Além disso, a temperatura da superfície do oceano próximo ao litoral está acima de 28 graus, o que facilita a liberação de umidade e favorece a ocorrência das chuvas”, destacou.

A orientação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção, principalmente nas áreas mais vulneráveis a alagamentos.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr