O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro Luiz Fux será o terceiro a apresentar seu voto.

Até o momento, dois ministros já se manifestaram pela condenação: o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino. Moraes defendeu a soma das penas, enquanto Dino sugeriu que as punições variem de acordo com o grau de envolvimento de cada réu.

Na sessão desta terça-feira (9), Fux deu sinais de que pretende divergir do relator em dois pontos. Logo no início, Moraes afirmou que duas questões de ordem levantadas pelas defesas estavam resolvidas e rejeitadas pela 1ª Turma. Fux, no entanto, antecipou que pretende retomar a discussão quando chegar o momento de seu voto, embora ainda não tenha lido seu posicionamento formal.

Com isso, a expectativa é de que a sessão desta quarta-feira seja marcada por embates sobre os rumos do julgamento, que já tem maioria inicial favorável à condenação, mas pode apresentar diferenças importantes quanto à dosimetria das penas e às teses jurídicas adotadas.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr