O Rio Grande do Norte será beneficiado com pelo menos quatro obras de reforço e ampliação da rede de transmissão de energia elétrica previstas no Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) 2025, do Ministério de Minas e Energia.

Entre os investimentos previstos estão a ampliação da Subestação Açu III 500/230 kV, a implantação da Subestação Angicos 500/230 kV e da Linha de Transmissão Angicos–Jaguaruana II, além da integração do estado a um grande projeto regional que também envolve o Ceará e o Piauí.

O plano inclui ainda a construção da Subestação Pecém IV 500 kV e mais de 1.800 quilômetros de novas linhas de transmissão em alta tensão, com o objetivo de atender à crescente demanda de setores estratégicos, como projetos de hidrogênio de baixa emissão de carbono e data centers.

Especialistas do setor avaliam que as obras aumentarão a segurança energética do Nordeste e poderão abrir caminho para novos investimentos industriais e tecnológicos. No entanto, destacam a necessidade de atrair empreendimentos para transformar a expansão da infraestrutura em geração de emprego, renda e desenvolvimento para o estado.

Segundo o cronograma do Ministério de Minas e Energia, o reforço da Subestação Açu III deverá entrar em operação em janeiro de 2030, enquanto as demais obras previstas para o RN têm conclusão estimada para junho de 2032.

Deixe um comentário

Desenvolvido por Civitasbr